©  2019 - Fernando Berwanger - ABQ 860

Estenose Espinhal Lombar

Tenho atendido um número crescente de pacientes que já vêm com o exame de ressonância magnética pronto. A pessoa pede para eu ver o exame, para avaliar se a Quiropraxia pode ajudar com os problemas diagnosticados.

Esse problema que aparece no laudo do exame, a Estenose Espinhal Lombar, é mais frequente na região lombar (entre a pelve/bacia e as costelas). Por ser uma condição delicada, a pessoa deve buscar tratamento especializado e não apenas automedicação. Existem opções de tratamento complementar e convencional.

O que é estenose?

Estenose significa "estreitamento anormal de uma passagem no corpo". A estenose espinhal lombar é o estreitamento do canal por onde passa a medula. A medula - cabo de conexão entre o cérebro e o resto do corpo - permite a comunicação entre o cérebro (computador central) e os órgãos, músculos e articulações (que executam os comandos). Quando o canal é estreitado, este cabo de conexão sofre pressão e reage de diversas formas, sendo a dor apenas uma delas.

Sinais comuns vistos na pessoa que está sofrendo de estenose:

- Dor crônica;

- Dor ao realizar a extensão da coluna (dobrar-se para trás);

- Alívio ao flexionar a coluna (dobrar-se para frente);

- Dor na musculatura lombar (acima dos glúteos);

- Dor que "corre" para as pernas;

- Formigamento, dormência e perda de sensação tátil;

- Diminuição de força nas pernas;

- Em casos graves, incontinência fecal e urinária.

- Acima de tudo, dificuldade de caminhar distâncias curtas sem ter que parar por causa da dor que agrava muito ao caminhar.

Um sinal clássico da estenose de canal lombar é o "Sinal do Carrinho de Compras":
(Ao inclinar-se para frente, a compressão sobre os nervos diminui, aliviando a dor).

Algumas causas da estenose:

Diversos problemas podem causar o estreitamento do canal que passa por dentro da coluna.

- Desgaste articular;

- Fratura;

- Degeneração de cartilagem. Normalmente as lesões de cartilagem intervertebral (disco)  estão descritas no laudo da ressonância como hérnia, prolapso, extrusão ou abaulamento (não são a mesma coisa, mas podem todos causar estreitamento do canal).

- Algumas formações anormais, como tumores e cistos também podem se desenvolver na coluna e causar ocupação de espaço que não lhes pertence.

Quais opções de tratamento existem hoje?

O tratamento convencional é baseado em medicação para controle de dor, injeções de analgésicos e anti-inflamatórios potentes e, em últimos casos, cirurgias.

O tratamento conservador não utiliza medicamentos ou cirurgias. Ele busca:

- Aumentar o espaço que se encontra diminuído

- Aliviar a dor e desconforto

- Melhorar a mobilidade articular

- Melhorar os índices da qualidade de vida

- Trazer a pessoa de volta às atividades do dia-a-dia, livre de desconforto

Como é a abordagem terapêutica da Quiropraxia para estenose?

Ela é dividida em duas etapas: a avaliação e o tratamento. A avaliação é feita para encontrar a causa e localização exatas da estenose, bem como as áreas que estejam sofrendo com seus efeitos. Trata-se de uma análise complexa compreendendo:

- Testes musculares e de integridade articular,

- Identificação das restrições de movimento,

- Mapeamento das conexões nervosas sob tensão.

O tratamento quiroprático consiste em encontros cuja frequência dependerá da evolução de cada paciente, em especifico. Geralmente em poucos encontros já é possível controlar os quadros agudos de dor.

Já temos disponível nas unidades de atendimento, um programa inovador de tratamento para estenose de canal lombar, que eu trouxe do Canadá recentemente. Os resultados são animadores. Ao fazer a sua consulta, se você for diagnosticado com este problema, apresentarei o programa e os detalhamentos dele para você.

Outras modalidades de tratamento conservador amplamente reconhecidas pela sua eficácia são acupuntura, fisioterapia e hidroterapia.

É muito importante que a pessoa com estenose espinhal procure tratamento especializado, independente da dor passar ou não com a automedicação.

Espero que esse texto tenha sido esclarecedor e coloco nossa clínica à sua disposição para avaliação e tratamento do seu caso em especial.

Clique aqui para conversar direto pelo Whatsapp e tirar suas dúvidas.

Posts Em Destaque

Escoliose