©  2019 - Fernando Berwanger - ABQ 860

"Me dói muito para caminhar. Não consigo ir até a padaria sem parar para descansar." Conheça a Claudicação Neurogênica.

September 13, 2018

A incapacidade e perda de autonomia são coisas que nos assombram quando pensamos em nossa vida a partir dos 65 anos. A ideia de não conseguir caminhar por causa de problemas de coluna parece distante, mas é mais comum do que imaginamos. Muitos adultos com mais de 65 anos sofrem com o problema, que é crônico e progressivo.

 

Apesar de complexo, existem variadas formas de administrar a situação e melhorar o prognóstico.

 

No consultório ouço relatos como "Fernando, me dói muito para caminhar. Já faz anos. Para ir até a padaria, preciso parar diversas vezes." ou ainda, "Não tenho disposição. Já que não consigo ficar de pé, passo o dia no sofá".

 

Um dos problemas que pode causar quadros clínicos como os acima, é chamado de Claudicação Neurogênica por Estenose de Canal.

 

O problema é complexo como o nome que leva.

 

O diagnóstico é clínico - não depende de exames caros - e pode ser feito (ou descartado) por um profissional especializado.

 

Como saber se é isto que você tem?

Como saber se é este o problema que causa sua dor e falta de mobilidade?

 

É necessário você fazer uma consulta e avaliação. Nesta consulta, fazemos diversos exames ortopédicos e neurológicos, analisamos seus exames de coluna, e procuramos ter uma conversa abrangente sobre os sinais e sintomas, e suas atividades de vida diária que estão sendo comprometidas pelo problema.

 

Tem curiosidade e quer saber detalhes mais técnicos sobre este problema? Leia este outro post: Claudicação Neurogênica por Estenose de Canal.

 

Como é o tratamento?

 

O tratamento aplicado por mim no consultório é um padrão de abordagem não-cirúrgica e não-medicamentosa. Ele tem diversos componentes, como terapia manual, mobilização articular, exercícios posturais e orientações domésticas. Ele é intensivo e impactante. A ajuda, fui buscar no Canadá, onde um grupo de profissionais dedicados à abordagem não cirúrgica no Hospital Mount Sinai de Toronto, na província de Ontario, criou um tratamento inovador que traz excelentes resultados funcionais (melhora da mobilidade e capacidade de caminhar).

 

Como posso agendar a minha consulta?

 

Clique aqui para conversar direto pelo Whatsapp e tirar suas dúvidas.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Escoliose

August 25, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

August 25, 2018

Please reload

Arquivo